Dicas de segurança

Imprimir PDF

Dicas de segurança

Os andaimes fachadeiros não devem receber cargas superiores às especificadas pelo fabricante. Sua carga deve ser distribuída de modo uniforme, sem obstruir a circulação de pessoas e ser limitada pela resistência da forração da plataforma de trabalho .

Os acessos verticais ao andaime fachadeiro devem ser feitos em escada incorporada a sua própria estrutura ou por meio de torre de acesso.

A movimentação vertical de componentes e acessórios para a montagem e/ou desmontagem de andaime fachadeiro deve ser feita por meio de cordas ou por sistema próprio de içamento.

Os montantes do andaime fachadeiro devem ter seus encaixes travados com parafusos, contrapinos, braçadeiras ou similar.

Os painéis dos andaimes fachadeiros destinados a suportar os pisos e/ou funcionar como travamento, após encaixados nos montantes, devem ser contrapinados ou travados com parafusos, braçadeiras ou similar.

 

Cuidados com o uso do sistema de escoramentos

Uma torre de escoramento estável e segura depende de uma base nivelada e firme. Antes de começar, é preciso preparar o terreno. Isso pode ser feito distribuindo-se uniformemente brita sobre a área. Em seguida, sobre essa base, devem ser colocados os pranchões de madeira. As dimensões dos pranchões precisam seguir as orientações do fornecedor do escoramento, que considera a carga sobre o terreno.

Os pranchões precisam ficar alinhados entre si. Além disso, devem estar distantes, um dos outros, a mesma largura do quadro que será instalado. Use a corneta para checar se os pranchões estão devidamente posicionados.

Não se esqueça que um escoramento bem projetado e montado é fundamental para a execução de uma estrutura de concreto.

Os fabricantes oferecem tamanhos variados de quadros e cruzetas para possibilitar que o escoramento suporte cargas e condições de uso diferentes. Por isso, fique de olho no projeto de escoramento para garantir uma montagem perfeita.


Fonte: http://www.aconstrucao.com/detalha_dica.php?cod=37